A influência da sociedade no ciclo biogeoquímico

A influência da sociedade nos ciclos biogeoquímicos:

A influência da sociedade no ciclo biogeoquímico é um assunto de grande importância para que se tenha noção das mudanças ambientais que ocorrem no planeta.
Os ciclos biogeoquímicos representam uma cadeia de ciclos dos elementos químicos e entre os seres vivos e os aspectos físicos da Terra: atmosfera, litosfera e hidrosfera. Esses elementos são essenciais para a manutenção da vida do ecossistema, pois um depende do outro, uma vez que esse ciclo seja comprometido, há grandes consequências . Algumas ações humanas conseguem sim alterar esse ciclo, como a agropecuária, a mineração, a poluição e a produção de energia, o homem consegue alterar o ciclo natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo. Além disso, a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano, está causando mudanças climáticas em todo o mundo, afetando diretamente os ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra. Por isso é muito importante conhecer e entender como os ciclos biogeoquímicos funcionam e como as atividades humanas estão impactando-os, para buscar formas de combater  esses danos e promover o equilíbrio ambiental.

Algumas consequências da alteração desses ciclos :
 - A alteração do ciclo biogeoquímico pode afetar o equilíbrio ecológico e a biodiversidade dos ecossistemas.
- Excesso de gás carbônico causando o efeito estufa e o aquecimento global, que prejudica diretamente diversas espécies de animais e plantas, desestabilizando diversos ecossistemas. 
- Além disso, a alteração do ciclo biogeoquímico pode interferir na disponibilidade de nutrientes essenciais para os seres vivos, como o nitrogênio, o fósforo e o enxofre, que participam de processos vitais como a síntese de proteínas, ácidos nucleicos e aminoácidos

Ciclo biogeoquímico da água:

Ciclo biogequimico do carbono :

Comentários

Postagens mais visitadas