Ecologia e seus aspectos na criação de hortas e criação de áreas ecológicas.
Ecologia e seus estudos no nosso cotidiano.
A ecologia é o estudo das interações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Os conceitos básicos da ecologia podem ser aplicados na construção de terrários, hortas e outros projetos que envolvem a criação de ecossistemas artificiais ou sustentáveis. Alguns desses conceitos são:
- Cadeia alimentar: é a sequência de transferência de energia e matéria entre os organismos que se alimentam uns dos outros. Em um terrário, por exemplo, as plantas captam a energia solar e produzem matéria orgânica, que serve de alimento para os animais herbívoros, que por sua vez são consumidos por animais carnívoros ou decompositores.
- Ciclo biogeoquímico: é o processo pelo qual os elementos químicos circulam entre os componentes bióticos (vivos) e abióticos (não vivos) do ambiente. Em uma horta, por exemplo, o carbono é absorvido pelas plantas na forma de gás carbônico e liberado na forma de oxigênio, que é utilizado pelos animais na respiração. O nitrogênio é fixado pelas bactérias do solo e incorporado às plantas, que o transferem aos animais. O fósforo é liberado pela decomposição da matéria orgânica e absorvido pelas raízes das plantas.
- Sucessão ecológica: é a mudança gradual na composição e na estrutura das comunidades de organismos ao longo do tempo, em resposta às alterações no ambiente. Em um ecossistema artificial, como um aquário, por exemplo, é possível observar as diferentes fases da sucessão, desde a colonização inicial por espécies pioneiras até o estabelecimento de um equilíbrio dinâmico entre as espécies clímax.
Imagem de criação de horta caseira
Terrario artificial em pote de vidro
Comentários
Postar um comentário